Release: Fotógrafo transforma paisagem com céu e antena de telefonia celular em projeto fotográfico

Release: Fotógrafo transforma paisagem com céu e antena de telefonia celular em projeto fotográfico

Todos nós sabemos que nos ambientes urbanos nem sempre é possível escolher os itens que compõem um cenário. Isso acontece com o fotógrafo Osvaldo Furiatto. Embora na vista da janela da sala de seu apartamento estejam presentes algumas árvores e, e claro,  o céu, há também elementos menos glamurosos, como prédios e uma antena de telefonia celular. No entanto, foi com esses elementos que o artista resolveu cria o projeto O céu e a antena.

“No teaser de pré-lançamento eu fiz uma pergunta: é possível ter múltiplas visões de um mesmo ângulo? Meu desafio pessoal foi criar imagens diferentes, interessantes e bonitas usando esses elementos presentes na paisagem e sempre com a visão da mesma janela”, conta. Foram 80 meses de trabalho que iniciou com a primeira imagem em janeiro de 2013 e com a última sendo capturada apenas 19 dias antes do lançamento do projeto, em outubro de 2019.

Segundo Osvaldo, a duração do projeto foi longa por um dos principais itens do cenário não pode ser controlado, o céu. “O céu da manhã não é o mesmo a tarde, assim como o céu de hoje não será igual ao de amanhã, ou o deste mês igual ao do mês que vem. Nesse sentido eu observava o céu praticamente todo dia e quando via uma composição interessante pegava a câmera e capturava”, conta o autor.

Embora o material produzido seja vasto, ele escolheu 40 imagens para compor a exposição virual. “Eu tento mostrar com ele que a criatividade pode vencer qualquer dificuldade. Quando fiz uma enquete nas redes sociais com uma foto mostrando a janela da minha sala e perguntando se dali poderia sair um projeto fotográfico, muita gente respondeu que não. Só não sabiam que já estava pronto”, conta Osvaldo.

Todas de uma vez

Diferente de outros projetos do autor, desta vez ele resolveu publicar todas as fotos em um único dia. “Nos projetos anteriores eu quis criar a curiosidade dos meus seguidores, havia toda uma expectativa em qual seria a foto do dia seguinte. Nesse eu escolhi publicar todas de uma vez para que as pessoas pudessem ter o impacto de como é possível usar a criatividade”, explica Furiatto. 

Outros projetos

O céu e a antena é o quinto projeto autoral do artista. Em 2014 o autor lançou Uma moto por dia, onde durante 365 dias postou uma foto de sua autoria que continha uma motocicleta. Em 2015 foi a vez do Minions em uma moto por dia, uma sátira ao projeto anterior, onde durante 30 dias foram fotografados bonecos dos personagens de animação em motocicletas de brinquedo. Já em 2016, As 100 sacras reuniu cem imagens produzidas em locais sacros, todas em preto e branco e também publicadas uma por dia. O quarto tema foi Mandalas 360, lançado em 2018, que além de um projeto autoral também se tornou um novo conceito inédito que mistura fotografia e arte. Outros três temas também já estão em execução e serão laçados nos próximos anos.

Você pode acompanhar mais sobre O céu e a antena no site do fotógrafo (osvaldofuriatto.com.br/oceueaantena) ou pelas redes sociais Facebook (facebook.com/offotografia) ou Instagram (@osvaldof).

Sobre o autor

Osvaldo Furiatto é fotógrafo e designer. Com mais de 29 anos de experiência na área de imagem, começou na publicidade, passou pelo jornalismo e hoje está à frente de quatro marcas ligadas à fotografia e design.


Para mais informações ou fotos em alta (fotos em baixa estão disponíveis no osvaldofuriatto.com.br/oceueaantena) , entre em contato diretamente conosco