Release: Chega ao seu final o projeto Uma moto por dia

Release: Chega ao seu final o projeto Uma moto por dia

O desafio de publicar uma foto de moto por dia durante um ano foi cumprido com êxito

No último dia 13 de maio, às dez horas da manhã, era publicada a última fotografia do projeto Uma moto por dia. O desafio proposto pelo fotógrafo Osvaldo Furiatto de postar durante um ano imagens de sua autoria que continham uma ou mais motocicletas foi finalizado com êxito. Trezentas e sessenta e cinco fotos em trezentos e sessenta e cinco dias, sem falhar um dia sequer, elas foram ganhando o público que acompanhou o projeto.

“Foi muito gostoso esse período. O tempo passou muito mais rápido do que eu imaginava, se tivesse que fazer novamente, faria com certeza.”, comenta Furiatto. Segundo ele, a ideia foi um sucesso. As interações surgiam dia a dia de vários segmentos, como fãs de fotografia, usuários de motocicletas, empresas ligadas ao setor e pessoas que passaram a ter contato com elas através das imagens publicadas. As redes sociais tiveram grande importância na interação com público. Embora os números ainda estejam sendo tabulados, somente na rede Instagram o projeto já atingiu mais de 17 mil curtidas, número considerado elevado já que o assunto motos é bem específico.

Análises preliminares nos relatórios de visitação do site do fotógrafo também revelam a abrangência do projeto, com um total de 74 países alcançados e aumento de 457% no número de visitas. No entanto, um dado surpreendeu o idealizador, o de que 45,85% das visitações foram do público feminino. “Essa porcentagem realmente foi surpresa, já que o mundo das motos é considerado predominantemente masculino. Acho que as mulheres estão ganhando cada vez mais seu espaço, inclusive com as motocicletas, e que bom que a fotografia está de alguma forma inserida nisso”, revela Osvaldo.  

Quase todas as marcas e fabricantes atuais e mais algumas que não estão mais em linha  participaram do projeto. Outro cuidado do fotógrafo foi em procurar retratar os vários segmentos dentro do assunto. Sooters, nakeds, superesportivas, customs ou simplesmente a moto do dia a dia. em algum momento, foram retratadas e publicadas. O fator humano também foi considerado importante e evolveram desde modelos que posaram ao lado das máquinas até pilotos profissionais nas pistas, passando ainda por jornalistas que avaliam as motos e pessoas que as usam na sua vida cotidiana, além de lançamentos e eventos.

Para finalizar, um mistério sobre qual seria a motocicleta escolhida para encerrar o desafio. Nas semanas anteriores ao término houve uma grande agitação de fãs, amigos e pessoas ligadas ao setor das duas tentando descobrir qual seria a última imagem e, conseqüentemente, o último modelo escolhido. Embora tenha sido escolhida pouco mais de um mês antes do termino, o ensaio foi produzido no interior de São Paulo e realizado somente cinco dias antes da data da publicação final. “Essa produção bem no finalzinho fez parte da estratégia de manter o segredo até o fim. Apenas quatro pessoas sabiam qual era a moto escolhida, e dessas quatro, só duas viram a foto finalizada antes da publicação”, explica Osvaldo.

Segundo o autor, a moto escolhida, uma Harley-Davidson Fat Boy com sistema de nitro e pintura e preparação personalizadas, assim como a produção fotográfica, representam os sentimentos de inovação, mudança, criatividade, liberdade e desafio, considerados princípios essenciais no se trabalho no mundo das duas rodas.

Todas as fotos publicadas ser visualizadas no site do fotógrafo (osvaldofuriatto.com.br/umamotopordia) e também pelas redes sociais Facebook (facebook.com/offotografia) e Instagram (@osvaldof), ou ainda por meio das hashtags #umamotopordia ou #osvaldofuriatto.

Sobre o fotógrafo

Osvaldo Furiatto é fotógrafo e designer. Com 24 anos de experiência no mundo da imagem, começou na publicidade. Três anos depois entrou para o meio jornalístico como ilustrador. Há cinco anos trabalha profissionalmente com fotografia, sendo quatro deles tendo as motocicletas como um dos principais temas retratados.


Para mais informações ou fotos em alta (fotos em baixa estão disponíveis no site osvaldofuriatto.com.br/umamotopordia), entre em contato diretamente conosco