Release: Fotógrafo cria o conceito de Fotografia Documental de Customização

Release: Fotógrafo cria o conceito de Fotografia Documental de Customização

Ter algo exclusivo, personalizado, diferente do que outros têm. Algo que reflita a personalidade do dono, seu gosto, seu desejo. É para esse público que designers, engenheiros e empresas de customização estão trabalhando todos os dias no desenvolvimento de novos produtos ou na modificação dos existentes.

É basicamente voltado para esse mercado que o fotógrafo Osvaldo Furiatto criou o conceito de Fotografia Documental de Customização. Especializado em fotografia de veículos motores, principalmente os de duas rodas, Osvaldo foi contratado há pouco mais de um ano para fazer o ensaio de uma motocicleta que estava sendo personalizada.

A ideia surgiu durante conversa com o proprietário da Garage Henn, uma empresa de Campinas-SP especializada em customizações em motos Harley-Davidson. “Fui falar com ele sobre os detalhes de como seria o ensaio, quando ela estaria disponível para ser fotografada e, durante o papo, sugeri que todo o processo fosse registrado”, conta Osvaldo.

O primeiro passo foi fotografar a moto como ela era antes do início da personalização, afinal, depois de iniciado, o dono nunca mais a veria daquele jeito. Em seguida, uma série de novos ensaios durante a desmontagem, preparações, pinturas e remontagem. Para finalizar, um ensaio duplo foi programado, onde a primeira parte consistia em mostrar como a moto ficou, com ênfase nos detalhes que foram modificados. As mesmas partes foram fotografadas antes e depois para que ficasse clara a mudança.

A segunda parte consistia em fotos com caráter mais artístico e a sessão foi feita com uma modelo em um Pub a cidade. “Tanto a modelo quanto o local foram escolhidos de acordo com as novas características da moto, tudo passou a combinar perfeitamente”. O conceito todo é uma mistura de fotografia documental, making of, fotografia de still e ensaio artístico. Todo esse material riquíssimo em imagens virou um livro, que foi oferecido pela empresa ao proprietário da moto como recordação e demonstração do processo de personalização.

Furiatto então viu que esse era um nicho de mercado e passou a oferecer o trabalho em sua gama de produtos. “Até hoje quem mais procura são os donos de motocicletas, pois a paixão que eles têm por suas máquinas move o desejo de ter um produto assim.”, diz Osvaldo, que revela já estar em contato com outras empresas do mesmo ramo, inclusive que personalizam outros tipos de veículos.

Sobre o fotógrafo

Osvaldo Furiatto é fotógrafo e designer. Com 24 anos de experiência no mundo da imagem, começou na publicidade. Três anos depois entrou para o meio jornalístico como ilustrador. Há cinco anos trabalha profissionalmente com fotografia, sendo pouco mais de três anos tendo as motocicletas como um dos principais temas retratados.


Contate-nos para mais informações ou fotos em alta