Você está preparado para ser cliente?

Você está preparado para ser cliente?

– Por Osvaldo Furiatto –

Toda vez que você vai contratar um prestador de serviços, independente de qual área, você sempre se preocupa em saber se aquele profissional está preparado para executar tal tarefa, certo? Pedidos de referências, checagem de qualificação ou consultas a portfólios e serviços similares anteriores são práticas comuns na hora de certificar-se que o prestador está pronto para executar o serviço.

Mas, e ao contrário, você está pronto para contratar um prestador de serviços? Você está preparado para ser cliente? Várias experiências recentes mostram que muitas pessoas e empresas que vão atrás de um profissional para executar determinada tarefa não estão preparadas para isso.

A situação mais comum é o contratante olhar apenas o valor do serviço, deixando de lado requisitos importantes como a qualidade, por exemplo. É praticamente garantido, que quem contratou olhando só o valor e não a qualidade, não vai gostar do resultado e ficará com um sentimento de arrependimento sobre tal contratação. E isso é ainda mais nítido quando o serviço está nas áreas que envolvem conteúdo intelectual e arte.

Há casos, em que o contratante, ao solicitar um orçamento, está completamente despreparado para isso, não sabendo informar quantos produtos serão fotografados ou por quantas horas ele necessitará de cobertura fotográfica de um evento. Ou seja, o fotógrafo precisa dessas informações para gerar o orçamento, mas o possível cliente nem sequer se muniu de tais dados antes de solicitar a proposta.

Há casos ainda piores. Recentemente recebi uma mensagem via rede social solicitando um orçamento para fotografia de uma cerimônia de casamento. Pouco mais de uma hora depois, assim que vi a mensagem, respondi pedindo maiores detalhes, como data e hora (afinal, preciso saber se tenho agenda disponível), local (preciso saber se é na mesma cidade que estou ou se precisarei viajar), quantidade de convidados (para dimensionar a equipe) e tempo de cobertura (se é só cerimônia, se tem festa, etc para saber o volume de material que será gerado).

Recebi uma resposta quase que imediata informando que já havia fechado com outro profissional. Percebam que entre o pedido de orçamento e a informação de que já havia fechado não se passaram nem duas horas. E se eu tivesse sentado para escrever uma proposta e a pessoa tivesse fechado antes mesmo de ler a minha? Teria jogado um tempo precioso fora. Afinal, um evento com dia e hora marcados, não é uma sangria desatada a pontos de não poder esperar algumas horas para ler todas as propostas solicitadas.

Outro fato muito recorrente é contratar um profissional qualificado e experiente e não ouvir o que ele tem a dizer sobre o serviço que será executado. Esses profissionais sempre apresentarão as melhores soluções para o caso, é preciso ouvi-los. A velha postura do “eu estou pagando e você vai fazer o que eu quero” é outro caminho que na grande maioria dos casos termina no abismo da decepção.

Na área visual, para se alcançar um objetivo, é preciso que vários fatores sejam levados em conta. Se você quer criar a logomarca da sua empresa e esta quer atingir o público A e B, não adianta criar uma com características para público C e D. Se você quer que uma foto seja publicada em meios de comunicação jornalísticos, não adianta enviar uma imagem publicitária. Mas quem é que vai saber essas diferenças? O profissional qualificado e experiente que trabalha nessas áreas.

E neste momento, a pessoa ou empresa que estarão contratando o serviço, precisam deixar de lado sua postura de superioridade e se posicionarem como ouvintes das possibilidades e ponderações, até que os dois lados cheguem a um denominador comum: atingir um objetivo.

E agora, olhando por esse lado, você está preparado para ser cliente?